Alimentos que não podem faltar na dieta de quem pedala

Alimentos que não podem faltar na dieta de quem pedala

2 de January de 2024 0 By gobici

Se o seu objetivo é aprimorar o desempenho nos treinos ou simplesmente se sentir melhor ao pedalar, é fundamental ficar atento à alimentação. Uma dieta equilibrada pode desempenhar um papel fundamental para melhorar sua resistência, força e enegia.

Seja para melhorar em competições ou só para se divertir nas trilhas com os amigos. Se quiser evoluir, é bom comer coisas equilibradas que combinem com o tipo de pedal que você faz.

O ideal é procurar um expert para te ajudar a montar uma dieta legal. Mas, só pra te dar uma força, a gente trouxe 10 comidas que não podem faltar nas suas refeições.

Pão integral

Essa é a pedida para quem quer uma boa digestão. O pão integral possui carboidratos e fibras, que vão ajudar a evitar possíveis desconfortos durante o pedal, combinados com uma boa disposição.

Cafeína

Querida por muitos, a cafeína não podia estar fora dessa lista. Afinal, existe um pelotão dos apaixonados por um cafezinho e outros alimentos da mesma base. Proporcionando um estímulo incontestável na atividade física, e com propriedades que ajudam a combater a fadiga, a cafeína pode ser uma boa pedida para fornecer energia antes do treino, mas claro, sem exageros.

Maçã

Seja verde ou vermelha, a maçã é rica em antioxidantes que contribuem para a capacidade respiratória, além de vitaminas que fortalecem a imunidade. Outro benefício é a hidratação, já que 85% da fruta é composta por água.

Banana

Essa é uma grande parceira na alimentação para ciclistas. Rica em potássio, a banana é capaz de repor os sais e eletrólitos perdidos com o suor. Isso faz dela um ingrediente indispensável nas refeições do atleta. Sua riqueza nutricional pode ser aproveitada da maneira que você preferir: in natura, em vitaminas, salada de frutas e até no preparo de receitas.

Aveia

Mais um truque que vai liberar, aos poucos, a energia que você precisa. Seja antes de uma trilha, ou durante o longão, os alimentos à base de aveia vão manter a sua animação por mais tempo. Aliás, as barras de cereais, que por muitas vezes contam com esse ingrediente na composição, também podem ser o lanche perfeito no seu rolê.

Iogurte natural

Uma ótima escolha para melhorar seu desempenho com a bike. Afinal, os aminoácidos e carboidratos do iogurte estimulam o crescimento e fortalecimento dos músculos, sendo uma boa opção para consumo nos intervalos das principais refeições.

Beterraba

Dentro os ingredientes para uma boa alimentação para ciclistas, essa raiz é uma grande parceira no aumento da potência dos músculos, em razão do potássio, agindo também no fortalecimento do organismo. Além disso, tem grande presença de cálcio e ferro. Ainda podemos pontuar o sódio, nutriente que evita o desperdício de líquidos durante o pedal. Você pode investir na salada ou suco, o importante é aproveitar!

Batata doce

Todo atleta sabe da sua boa fama, e é real. A batata doce libera energia aos poucos em seu corpo, fazendo com que seja possível se manter em maior potência por mais tempo. Além disso, o índice glicêmico desse legume é moderado.

Ovos

Uma peça-chave para a sua recuperação! Tudo que você precisa no pós-treino é de um alimento forte, que te ajude a acalmar os músculos que foram forçados na atividade. O ômega 3 presente nos ovos vai agir na redução de inflamação causada pelo desgaste muscular, acelerando o processo de recuperação. Além disso, aminoácidos e boas proteínas também estão presentes nesse alimento.

Peixes

Outro alimento que o ciclista não deve deixar faltar na sua cozinha é o peixe, especialmente os oleosos. Eles possuem proteína magra, ajudando na saciedade e recuperação muscular. O ômega 3 também vai colaborar neste sentido, e, além disso, vai estimular a atividade vascular de maneira saudável.