Bike do Mês: Trek Slash 9.8 GX AXS
3 de January de 2024Virada do ano e vamos estrear a seção Bike do Mês com uma máquina! Trata-se da Trek Slash 9.8 GX AXS T-Type, que acabou de ser eleita a bike do ano pela Pinkbike, considerado o maior site de MTB do mundo.
A Slash tem motivos para receber essa honra. O modelo faz parte do portfólio da Trek há mais de 10 anos e agora está entrando na sua 6ª geração. A inovação mais significativa é a nova suspensão traseira, que conta com um design de pivô alto e gera um curso muito generoso, alinhando a Slash com a última geração de bicicletas de enduro.
Até agora, a Trek tinha utilizado o sistema de pivô alto apenas em sua bicicleta de downhill, a Session, o que, no entanto, lhes permitiu reunir muita experiência prática com o sistema e usar o feedback dos pilotos da Copa do Mundo para desenvolver o novo equipamento de enduro. São 170 mm de curso dianteiro e traseiro com garfo RockShox ZEB Select+ com mola DebonAir e amortecedor Charger 3 RC2, e amortecedor RockShox Super Deluxe Select+.
Outra novidade é o uso de rodas de tamanhos variados. A Slash sai de fábrica com a roda dianteira de 29 pol. Para, como a própria Trek comenta: passar por cima de coisas monstruosas; e uma roda traseira menor, de 27,5 pol. Quer rodar totalmente de 29er? Basta trocar o suporte inferior do amortecedor (vendida separadamente) para diminuir a altura do BB e usar uma roda mais rápida na parte traseira.
O quadro da Slash é um OCLV Carbon para com suspensão de pivô alto e polia intermediária, além de um providencial espaço para armazenamento interno. Claro que não para por aí. A Trek Slash, que tem preço sugerido de R$ 74.300,00, possui transmissão GX AXS sem fio da SRAM, um Canote retrátil Bontrager e uma configuração de roda MX com rodas de carbono Bontrager Linha Elite 30 Aro pronto para tubeless de 29 pol. na frente e 27,5 pol. atrás com cubo Rapid Drive.