Equipamentos

Equipamentos

Quer saber sobre equipamentos para ciclismo, seja ele MTB (mountain bike), Road, BMX e Cicloturismo. Vamos dar uma passada geral, mas antes, vamos conhecer um pouco sobre os componentes mais comuns das bicicletas:

Vamos lá com os equipamentos e acessórios. Se tiver algo que não está nessa lista, mande pra gente. Teremos prazer em incluir e deixar essa página cada vez mais completa.

Alforge: é uma espécie de mochila para bike. Muito usada para cicloturismo, essa mochila, normalmente impermeável, vai presa à bicicleta tanto na parte traseira (garupa) como, também, na dianteira (guidão e garfo).

Bagageiro: item para a turma do cicloturismo, serve de apoio para bagagens. Existem modelos para colocar na traseira (igual uma garupa) e na dianteira (normalmente preso ao garfo).

Bar Ends: já foi utilizado por todo mountain biker mas, atualmente, caiu em desuso. Trata-se de uma espécie de prolongador do guidão para dar uma nova posição para as mãos.

Cadeirinha: acessório para carregar criança na bicicleta. É mesmo uma cadeirinha presa ao guidão ou quadro.

Canivete de ferramentas: item quase obrigatório para as pedaladas pois trata-se de um pequeno canivete com as principais chaves utilizadas nas bicicletas.

Capacete: item indispensável em qualquer pedalada. Protege a cabeça de impactos, não só em quedas, mas também em obstáculos (galhos em trilhas, por exemplo). Cada modalidade de ciclismo tem um tipo de capacete próprio.

Caramanhola: nome complicado para uma coisa simples. Aquela garrafinha que vai acoplada a um suporte no quadro da bike.

Corda de Reboque: também chamada de tow strap ou bike tow, é uma corda elástica com ganchos nas pontas que servem para uma bike rebocar outra. Normalmente é utilizada para puxar crianças em suas próprias bicicletas.

Farol e Luz traseira: Aumentam a visibilidade do ciclista em condições de pouca visibilidade e a melhoram a segurança por tornar o ciclista mais visível.

GPS e Ciclocomputadores: Monitoram dados como velocidade, distância percorrida, tempo de pedalada, entre outros. No caso dos GPS, é possível gravar o percurso e, em alguns modelos, seguir uma trilha existente.

Kit Remendo: Kit contendo itens para a realização de reparos em pneus furados. Normalmente possuem remendo, cola, lixa. A bomba ou cilindro de CO2 é indispensável.

Luva: equipamento auto explicativo porém, alguns não sabem que, além de trazer conforto para as mãos, as luvas são equipamentos de segurança. Por reflexo, é a mão a primeira parte do corpo que levamos ao chão em uma queda.

Mochila de Hidratação: como o próprio nome sugere, é uma mochila capaz de armazenar água ou outros líquidos, ajudando o ciclista a se hidratar de forma rápida, prática e eficiente.

Óculos: protegem os olhos contra vento, poeira, lama, pedras e insetos. Existem diferentes modelos para cada modalidade e alguns tem lentes intercambiáveis para diferentes condições de luz.

Protetor de aro/pneu: composto de polímero que substitui uma parte do ar no pneu (é usado para pneus sem câmara). Melhora o conforto e garante que você vai chegar em casa mesmo se furar o pneu.

Sapatilha: composto de polímero que substitui uma parte do ar no pneu (é usado para pneus sem câmara). Melhora o conforto e garante que você vai chegar em casa mesmo se furar o pneu.