Modalidades

Sim, o mundo do ciclismo é bem vasto e tem modalidade para todos! Dê uma conferida nessa lista e conheça um pouco mais do que você pode fazer sobre duas rodas:

Bike Trial

O Biketrial é uma das modalidades mais técnicas do ciclismo exigindo muita habilidade e equilíbrio. Ele é praticado com bicicletas especiais cuja finalidade é de superar obstáculos naturais ou artificiais no menor tempo e com o menor contato físico possível (pé no chão).
Em competições, o Biketrial tem como objetivo superar um percurso de obstáculos, naturais ou artificiais, com o ciclista estando o todo tempo em cima da bicicleta, sem contato físico dele com o chão ou com os obstáculos, e sem ultrapassar as delimitações da pista, no menor tempo.

BMX

O BMX, cuja sigla significa Bycicle Moto Cross, ganhou fama na década de 1980 e, de lá para cá, foi se dividindo em modalidas distintas:

> BMX Racing / Bicicross

O BMX Racing, também chamado de Bicicross, é uma corrida de bicicletas realizada em uma pista especial para a modalidade. Nela, oito pilotos largam por vez, de uma plataforma alta e descem para uma pista de aproximadamente 350 metros com saltos e curvas inclinadas.
As corridas são divididas em baterias, com os pilotos competindo em diversas categorias com base em idade e habilidade. O objetivo é completar a pista no menor tempo possível, superando os demais competidores. O BMX Racing é reconhecido por sua intensidade, velocidade e ação emocionante, sendo parte integrante dos Jogos Olímpicos desde 2008, evidenciando seu status como uma disciplina esportiva dinâmica e altamente competitiva.

> BMX Flat

É praticado em áreas planas e sem obstáculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas ou com muito movimento. Os atletas buscam executar varias combinações e variações seguidamente sem interrupção do movimento entre uma manobra e outra.

> BMX Vert

Vertical ou Vert, é praticado em rampas com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa.

> BMX Street/Park

É praticado nas ruas e os obstáculos são tudo o que possa ser encontrado, desde escadas, corrimãos, paredes, bancos, monumentos e etc. As manobras são executadas ao se transpor algum obstaculo, e o que vale é a criatividade em cada obstáculo encontrado pelas ruas. O BMX Park é realizado em pistas construídas onde, muitas vezes, simula-se os obstáculos do street.

> BMX Dirt Jump

É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podendo ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.

Ciclocross

A modalidade Ciclocross é um tipo competição que utiliza uma bicicleta similar a Road Bike, porém com pneus com mais cravos e freios poderosos. A modalidade é disputada em pistas curtas, de 2,5 a 3,5Km, em baterias de 30 minutos a 1 hora. A maioria das provas acontece entre o outono e o inverno, e a Copa do Mundo do Ciclocross acontece entre outubro e fevereiro, sempre em condições climáticas ruins.

Gravel

Gravel é uma modalidade de ciclismo que tem ganhado cada vez mais popularidade nos último anos. Trata-se de uma mistura entre ciclismo de estrada e mountain bike, onde os ciclistas percorrem estradas de cascalho, trilhas e estradas rurais. O objetivo é explorar novos caminhos e desafiar-se em terrenos variados, proporcionando uma experiência única e emocionante para os praticantes.

MTB

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> Downhill

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> Enduro

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> Dual Slalon / 4X

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> Free Ride / Slope Style

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> MTB XCC

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> MTB XCK

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> MTB XCM

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> MTB XCO

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Pump Track

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Road/Speed

Assim como no mountain bike, o ciclismo realizado com as chamadas bikes speed tem, também, várias modalidades. Confira:

> Ciclismo de Estrada

O ciclismo de estrada foi a primeira modalidade a ser disputada em cima de uma bicicleta. A competição ocorreu em 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Trata-se de uma modalidade disputada em circuitos abertos como ruas e estradas. Dentro do ciclismo de estrada existem dois estilos específicos estrada e contra-relógio de estrada. Ambos podendo ser disputados nos formatos individuais ou por equipes. As competições também se dividem de acordo com tipo de prova: Clássicas (provas em um dia), Grandes Voltas (provas por etapas) e Contra-Relógio.

> Ciclismo de Pista

Ciclismo de pista ou ciclismo indoor é uma modalidade do ciclismo disputada em um velódromo, pista oval com inclinação. Foi criada em 1870 e é disputada em ginásios fechados, como é o caso do velódromo do Rio de Janeiro usado nos Jogo Olímpicos de 2016. Entretanto, existem velódromos abertos como é o caso dos velódromos de Curitiba/PR, Americana/SP e Contagem/MG. A ideia de sua criação surgiu para que os atletas pudessem competir sem ter que depender do clima, já que praticar ciclismo de estrada com neve é totalmente inviável como ocorre na Europa. Dentro do Ciclismo de Pista existem variações do tipo de competição:

Sprint: Prova disputada entre 2 ciclistas, eles devem percorrer 1km na pista. Ganha o atleta que chegar na frente, entretanto, por não ser uma prova de tempo as primeiras voltas são bem lentas onde os atletas ficam se estudando e esperam o melhor momento para arrancar e sprintar no trecho final. Normalmente é disputada no formato de melhor de 3, o atleta que ganhar 2 rounds é o vencedor.
Team Sprint: Nessa disputa a equipe conta com 3 atletas e cada equipe se posiciona em lados opostos da pista. A cada volta 1 atleta sai da pista, sendo assim na terceira e última volta restará apenas 1 atleta. Ganha a equipe que completar em menor tempo. Um pouco diferente da prova de sprint individual onde o atleta precisa ter uma ótima arrancada, aqui o atleta principal (o último) precisa ter, além de força, resistência para que consiga manter o ritmo alto até o final.
Perseguição por equipes: Parecida com a prova de velocidade por equipe, porém a equipe conta com 4 ciclistas e devem percorrer 4km. As equipes largam em lados opostos da pista. O tempo é contado pela roda do terceiro ciclista, ou seja, é necessário que ao menos 3 dos 4 cheguem ao final. Por isso é normal ver na reta final os 3 atletas ficando lado a lado, para que diminua a distância entre eles. Ganha a equipe que fizer o menor tempo.
Keirin: Nessa prova 6 atletas são guiados por uma motocicleta que inicia a prova em 30km/h e vai aumentando a velocidade a cada volta, até chegar aos 50km/h. Os atletas não podem ultrapassar a moto. Nos últimos 700 metros a moto deixa a pista e os atletas ficam livres para disputarem a chegada. Ganha o atleta que cruzar a linha de chegada na frente.
Omnium: Prova individual que conta com a soma de pontos de seis disputas separadas. Ganha o atleta com maior pontuação ao final das seis provas. As disputas são as seguintes: Scratch (Prova clássica do ciclismo de pista com o pelotão largando junto e competindo ao longo de 15km para os homens e 10km para as mulheres); Perseguição individual; Eliminação (Um grupo de ciclistas largam juntos e a cada duas voltas o último é eliminado. Dessa forma a disputada vai ficando mais acirrada e ganha o última ciclista que restar); Contrarelógio (ciclistas disputam uma prova de contra relógio de 1km para os homens e 500m para as mulheres); Flying Lap (Prova disputada em 3 voltas, sendo que os ciclistas usam as 2 primeiras voltas para embalar a bicicleta e ganharem velocidade e arrancam na terceira e última volta. Conta o tempo apenas da última volta e ganha o atleta com o menor tempo) e Corrida por pontos, que é a prova mais longa do ciclismo de pista onde os atletas disputam por pontos ao longo de 30km no masculino e 20km no feminino. A cada 10 voltas é soado o sino que indica que a próxima volta vale ponto para os 4 primeiros colocados sendo 5 para o primeiro, 3 para o segundo, 2 para o terceiro e 1 para o quarto. Ao final da prova ganha o atleta que somar mais pontos. Há, ainda, uma pontuação extra de 20 pontos para o atleta que der uma volta em cima do pelotão.